sexta-feira, 30 de julho de 2010

mundo perfeito...


imgres.jpgimgres.jpgimgres.jpg
Eu não que voce me entenda mal. Deixa eu ver se consigo me explicar...
Eu nasci e fui criada em Ipanema, Rio, estudei em bons colégios, fiz facul, dei sorte em trabalhos, começei na Vogue, depois Fox Channel, dai Veja, como executiva de negócios, e nunca, veja bem, NUNCA tive pretensao de sair do Rio, nem para SP, oque seria um destino certo na minha area.
A vida quis que eu me apaixonasse por um cara que morava em NY, me mudei, tive meu filho lá, e me apaixonei pela cidade. Fui bem recebida, fiz amigas, enfm...
E derrepente tenho que me mudar de novo, mas para uma outra capital do mundo, Estocolmo.
Mais uma vez escutei de várias amigas: como vc é sortuda! que legal! queria estar no seu lugar!
E eu pensando, really? tipo assim, qual a graça de pular de galho em galho? acabei de casar, quero minha casa!!!
Mas ok, quem enfrentou 1 mudança de país enfrenta outra, right? wrong!!!
Eu reclamo dos defeitos de NY como todas nós reclamamos, mas confesso que "nao tenho oque reclamar".
Aonde eu quero chegar com isso?
Ok, vamos lá; voce só escuta falar bem da Suécia, right? país de primeiro mundo, avançadíssimo, povo educado, cultura diferente, tudo perfeito, voce anda na rua e nao ve papel no chao...
Mas hoje me deparei com uma coisa horrorosa, com 2 palavras que me pesaram com um elefante!!!
primeiro: EXPATRIADA.  WHAT THE FUCK??????
Eu tenho pátria porraaaaaa!!!!!
Só porque estou morando fora nao tenho pátria???? Essa é a primeira coisa que me revoltou aqui... nós somos rotulados, tudo bem, nos e.u.a. eu era tb, mas nao tinha que falar isso se a policia me parasse na rua...sacou? aqui, para qualquer um que me perguntar, sou uma EXPATRIADAAAAA!!!!!!
segunda palavra: XENOFOBIA.
Sim, aqui existe. E muito mais doque voce possa imaginar...
Enquanto voce é turista, voce é o máximo, eles falam ingles com voce, sao educados... A partir do momento que voce tenta alugar um apartamento, acoisa muda de figura...
Só para voce ter um PEQUENA idéia, para gringo alugar apê aqui tem que pegar um sueco e pagar ele para usar o nome dele para alugar um ape para voce, e quando os vizinhos descobrem que gringos querem alugar aquele apê, ELES VETAM!!!!
Aqui, porcausa do socialismo, eles acham que todos os apes tem que ser alugados, por suecos, e cada um tem direito a um, que voce nao pode ter dinheiro, que todos sao iguais e gringo com grana aqui é quase um crime..
Bom, sao 4 da manha, to EXAUSTA, mas pelo menos tenho uma boa noticia; consegui um apartamento!
amanha conto os detalhes! e a aventura...
Eu, que pensava que Estocolmo, ainde tem a premiaçao do Nobel fosse amazing... IT IS NOT!!! é para vir, ficar em hotel, passear e picar a mula daqui!
Espero que eu só esteja decepicionada por um dia exaustivo... conto mais amanha...
Ah!
sabe oque quer dizer SKOL???? é um brinde, tipo, SAÚDE! CHEERS! rsrsrsrs!
imgres.jpg

4 comentários:

  1. Rafa,

    Pode ser o cansaco do dia. Eu lembro que qdo cheguei em NY pela primeira vez (no PAth do World Trade Center numa tarde de sexta-feira de verao, o povo louco pra voltar pra casa), oensei "o que eu vim fazer aqui"

    Hoje a sensacao eh outra.

    So nao se apaixone muito pela cidade, ta? Eh pra vc voltar pra ca! :D

    ResponderExcluir
  2. Morar fora tem dessas coisas.. a gente descobre muito mais do que gostaria sobre a outra cultura, e geralmente não se agrada com muitas coisas... mas tenha paciencia e mantenha a cabeça aberta que já já vc aprende a entender as pessoas, a cultura, o modo de pensar.. vc vai ver.
    E essa de expatriada realmente é demais. Impressionante!

    ResponderExcluir
  3. O termo expatriado eh super usado quando as empresas mandam os funcionarios para outros paises, por um determinado periodo, e depois esses funcionarios retornam para seus paises base. Nao eh um termo ofensivo no geral, e normalmente um funcionario expatriado tem muitas vantagens. Na Europa tem muitos sites de expat, com dicas etc e ateh para se encontraem. Mas claro nao sei como eh na Suecia, na Espanha, Benelux, Uk e Rep Ireland, ser expat nao eh ofensa.

    ResponderExcluir
  4. Carol!
    Aqui eles falam expatriados como um termo pejorativo... por causa de tanta imigraçao que teve, mistura com a revolta dos suecos... enfim.. assunto para um outro post...
    em NY eu também era expatriada, normal, mas aqui é diferente, tem discriminaçao...

    ResponderExcluir