sábado, 25 de setembro de 2010

A felicidade existe...e ela mora em Örnsberg.

Antes de vir para cá eu tentei entrar em contato com o máximo de pessoas possíveis que morassem aqui e fossem brasileiras, para pedir dicas, fazer amizade... e numa dessas procuras eu conheci uma pessoa muito especial!
Ela é brasileira e mora aqui há 22 anos. vou contar a história dela para vocês, pois para mim foi uma história que aquece o coraçao e faz a gente acreditar na felicidade.
Essa minha amiga tinha uma irmã que foi estudar na França e em uma viagem de navio conheceu um sueco... e casou. Então a Celia veio visitar a irmã, e faltando 1 semana para ir embora, ela estava no metro com a Tia e viu um sueco bonito passar... e ele olhou para ela... e ficaram naquela troca de olhares.
Antes dela saltar do metro ele sentou em frente a ela e deu um papelzinho com o telefone dele. Ela pegou e foi embora... e chegou em casa e falou para a irmã, que tinha gostado MUITO do sueco, mas não tinha como se comunicar com ele... nem inglês ela falava...
A irmã dela, pegou o telefone, ligou para o sueco bonitão e disse; Minha irmã gostou muito de voce, ela não fala sueco, mas quer te conhecer, voce aceita vir tomar um café aqui na minha casa? Na mesma hora ele aceitou! não deixou para o outro dia!
Quando ele chegou, a Celinha toda envergonhada, sentada na sala...
E a irmã dela fez o seguinte: entregou um dicionário português/ sueco para ela e um dicionário sueco/ português para ele e disse:  Agora voces se virem!
O resultado: estão casados a anos com uma filha linda, carinhosa e que fala português e sueco perfeito!
Num lar que transborda felicidade, harmonia e amor.
Essa história saiu até nos jornais da Suécia e rendeu uma matéria de revista!
Ontem estive na casa deles para um jantar típico sueco! Fui recebida com empadinhas de camarão deliciosas e pina colada, papo vai papo vem, sentamos à mesa e comemos uma sopa de ervilhas que é para se comer com uma colher de mostarda, a sua escolha... eu escolhi uma dijon deliciosa! acompanhand a sopa eles servem uma "cachaça" sueca divina!!! parece que tem mel dentro... e quente! sim! eles esquentam o PUNCH como é chamado e vc toma junto com a sopa.
Seguindo a sopa, é tradiçao comer umas panquequinhas que se parecem muito com o crepe francês evc escolhe umas geleias deliciosas para acompanhar...
E para fechar com chave de ouro ela serviu um kaffe (café!) com quindins e bolinhos recheados, tudinho feito por ela!!!
Gente, como me senti a vontade, feliz na casa dela... são pessoas amáveis, o Kurt, marido dela, falando inclusive português com a gente, super carinhoso com o Be e me contando várias histórias interessantes da Suécia! mas isso fica para um outro post... ;)

5 comentários:

  1. Amei seu post e os detalhes, fiquei louca para provar tudooooooooo. Vou tyer q ir no Sandinavian Kitchen ou Ikea para comer algo sueco, que com certeza nao chegarah aos pes do seu menu.
    Como vc contatou tanta gente ? Manda por email (emailno blog), fiquei curiosa.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Aiii que delicia! Delicia de menu e de se sentir em casa.
    Hoje fui na Ikea e lembrei de vc quando comi swedish meatballs. Trouxe pra casa um sacao e umas herrings marinadas que AMO! Yummmi.

    ResponderExcluir
  3. Rafa, muito obrigada pelo carinho. Foi realmente muito bom te-los aqui em casa. Vcs sao pessoas muito querida e que gostei de conhece-los.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal! Fico feliz que vc esta fazendo amigas tao queridas.
    Beijinhos,
    Sabrina

    ResponderExcluir